25 de Novembro: "Direita fazer sua a data revela elevado nível de ignorância"
Fernando Medina sublinha que "não há comparação na hierarquia histórica da importância do 25 de Abril ou do 25 de Novembro". O socialista considera que "se havia alguém que poderia celebrar era o PS" e critica tentativa de apropriação da direita sobre a data. Também Miguel Poiares Maduro defende que "há uma parte da direita mais radical, do Chega, que quer comemorar o 25 de Novembro para não comemorar o 25 de Abril". Esta semana ainda as críticas de Fernando Medina à falta de acesso de António Costa ao processo da Operação Influencer e a garantia de Miguel Poiares Maduro de que Marques Mendes não mudará rumo da campanha depois de sondagens registarem crescimento de João Cotrim de Figueiredo nas presidenciais.
--------
33:44
--------
33:44
Nova lei laboral. "É chocante e dá força ao patrão antigo"
Fernando Medina espera que Luís Montenegro consiga perceber que "está a atirar o país para o buraco" com a nova lei laboral. O antigo ministro das Finanças defende que medidas como a descriminalização do trabalho não declarado "só cabe na cabeça de alguém virado para a idade médico". Para o socialista, o executivo está a favorecer o "patronato antigo" sem a finalidade de "melhorar a economia do país". Noutro plano, o antigo ministro das Finanças elogia a decisão do Governo em acabar com a fiscalização prévia do Tribunal de Contas.
--------
25:46
--------
25:46
Gouveia e Melo tem razão? "Foi desastre assim que começou a falar"
As opiniões dividem-se sobre a polémica relacionada com o novo livro de Henrique Gouveia e Melo e a sua motivação para ser candidato à Presidência. Fernando Medina e Miguel Poiares Maduro debatem ainda a participação do vice-presidente do Chega num congresso do movimento Reconquista, a hesitação de António José Seguro e o acordo entre PSD e Chega em Sintra.
--------
28:24
--------
28:24
A "história da carochinha" na Saúde e Orçamento de "fim de linha"
Fernando Medina e Miguel Poiares Maduro analisam a crise no setor da saúde. O socialista, que já defendeu por várias vezes a demissão de Ana Paula Martins, considera inviável o acordo político alargado pedido pelo Presidente da República. Já o social-democrata acredita que a ministra é vítima da pressão que a própria colocou. Neste episódio, ainda a análise ao Orçamento do Estado que o antigo ministro das Finanças considera de "fim de linha" e que Poiares Maduro classifica como "politicamente prudente e economico-financeiramente otimista".
--------
40:31
--------
40:31
Lei da Nacionalidade: "Governo está a cavalgar agenda anti-imigração" do Chega
As alterações à lei da nacionalidade vão a votos esta terça feira. Miguel Poiares Maduro tem dúvidas que nova lei passe no Tribunal Constitucional e lamenta que estratégia de Governo e PSD seja seguir as mesmas medidas do Chega. Já Fernando Medina avisa que opções do PSD vão fazer crescer o Chega e acusa o executivo de estar a "cavalgar a agenda" "anti-imigração" para captar eleitorado. Neste episódio, ainda as conclusões sobre o acidente do Elevador da Glória e a perda de Francisco Pinto Balsemão.
A semana começa com a análise de Fernando Medina e Miguel Poiares Maduro sobre o que se passa no país. Às segundas-feiras é dado o pontapé de saída com a conversa política que faltava. Para ouvir na Edição da Noite, depois das 23h. Conversa de Eleição é um programa com moderação da jornalista Filipa Ribeiro que pode ouvir também em podcast.