"Sande", "téni" e a influência das tias de Cascais — Dúvidas
O Marco Neves revela a origem curiosa da expressão “período de nojo”, explica o que é um socioleto (sim, as tias de Cascais entram na conversa) e ainda se discute o uso de "sande" em vez de "sandes".See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
10:18
--------
10:18
Como é que surgiu o "tintim por tintim"?
Na semana em que faleceu Francisco Pinto Balsemão, esclarecemos a origem da palavra "luto". O Marco Neves explica ainda o uso de "tintim por tintim" e se devemos evitar palavras com duplo sentido. See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
15:27
--------
15:27
Porque é que se diz “Viseu é lindo” e não “linda”? — Dúvidas
O que distingue “história” de “estória”? Neste episódio de dúvidas, o Marco Neves esclarece o género de “Viseu” e outras cidades e promete ainda revelar a origem da expressão “tintim por tintim”See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
10:20
--------
10:20
De onde vem o "rés-vés Campo de Ourique"?
Entre o “meter o Rossio na rua da Betesga” e “cair o Carmo e a Trindade”, Marco Neves leva-nos numa viagem por expressões lisboetas. E ainda esclarece porque é que não podemos dizer “mais grande”.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
14:07
--------
14:07
O que é que as pessoas têm contra a Lourinhã? — Dúvidas
Diz-se que quem é de Braga deixa a porta aberta e os amigos de Peniche não são de confiar. Será mesmo assim? E pior do que a picardia entre quem diz "ténis" ou "sapatilha"? Aqueles que dizem "téni". See omnystudio.com/listener for privacy information.
Num tom descontraído, o linguista Marco Neves apresenta a origem das palavras que nos surpreendem nas notícias, explica os regionalismos, desvenda mitos da língua portuguesa — e ainda esclarece dúvidas dos ouvintes.